Psicologia em Escolas
Fortalecimento da saúde mental nas instituições de ensino: valorização da marca institucional, qualidade de vida e bem estar nas unidades escolares.
Atendimento psicológico em escolas
A escola se tornou o espaço em que crianças e adolescentes passam a maior parte dos seus dias. É neste ambiente que elas aprendem não somente o saber científico organizado culturalmente, mas também habilidades sociocomportamentais que usarão ao longo da vida. Neste sentido, a aprendizagem e o comportamento não podem ser dissociados da saúde mental, que tampouco deve ser vista como algo separado da saúde física.
Durante o desenvolvimento do sujeito, comumente, surgem situações que desencadeiam sofrimento e que podem evoluir para um transtorno mental, e isso inclui a infância. Dentre os fatores estão os ambientais, os quais têm sido apontados como determinantes no desencadeamento de transtornos mentais e abalo na saúde mental infantil, causando assim adoecimento nas crianças.
Resultados de investigações epidemiológicas indicam que 10 a 25% das crianças e dos adolescentes no Brasil e no mundo vivenciam a experiência do sofrimento psíquico. Nessa direção, estudos têm demonstrado que crianças e adolescentes em sofrimento psíquico têm maior chance de apresentar dificuldades no contexto escolar, apontando, inclusive, que o desempenho acadêmico está intimamente ligado à situação socioemocional das crianças.
Os contextos de vida, fatores presentes no ambiente em que a criança vive, têm sido apontados como os mais envolvidos na determinação da saúde mental infantil. Levando em conta que a escola é o segundo microssistema mais importante na vida de uma criança, o primeiro é a família, o ambiente escolar será peça fundamental em seu desenvolvimento.
Pesquisas sugerem que tais ambientes devem lhes propiciar condições e situações que favoreçam um crescimento saudável, no que se refere aos aspectos motores, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos.
A saúde mental da criança no âmbito escolar deve ser prioridade para os profissionais que atuam na escola, pois a criança psiquicamente adoecida dificilmente conseguirá ter aproveitamento nas atividades escolares.
Prejuízos educacionais como perda do ano letivo, interrupção da escolarização e adoecimentos por doenças psíquicas são fatores que podem influenciar de forma negativa na vida adulta do indivíduo.
Uma rede de profissionais está envolvida para que o desenvolvimento da criança na escola transcorra dentro do planejado, dentre estes encontra-se o Psicólogo.
A competência do Psicólogo vai ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria de adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica. Ele é um agente fundamental não só para proporcionar o desenvolvimento dos estudantes, mas também para professores e demais pessoas envolvidas no contexto da escola.
Para isso, preparamos esse projeto, a fim de ofertar para esta respeitada instituição de ensino
assessoramento profissional, eficiente e qualificado, na prestação de serviço de psicologia.
Objetivo
Levar o serviço de Plantão Psicológico ao condomínio, objetivando:
- Acolher o sofrimento das pessoas, no exato momento em que elas necessitam;
- Colocar à disposição da clientela que o procura, um tempo e um espaço de escuta aberto à diversidade e à pluralidade destas demandas;
- Prevenir e evitar que um problema pontual se transforme em uma desordem psíquica organizada;
- Promover a reflexão do indivíduo sobre as alternativas disponíveis;
- Atendimento emergencial aos condôminos e colaboradores em uma situação de sofrimento psíquico intensa.
- Resolução de conflitos;
- Facilitar a relação entres os envolvidos no contexto escolar;
- Ajudar a evitar a violência;
- Atuar na educação inclusive.
PLANEJAMENTO DE AÇÕES:
- Atuar junto ao aluno potencializando as atividades escolares e solucionando problemas;
- Atuar junto ao aluno trabalhando o comportamento humano dentro da escola, desenvolvendo as suas habilidades sociais e emocionais;
- Atuar junto ao aluno acompanhando-o em suas necessidades educacionais;
- Assistir os alunos nas questões familiares através de escuta ativa e acolhedora;
- Mediação da relação professor aluno afim de diminuir o distanciamento dos envolvidos;
- Identificação das demandas a serem trabalhadas, propondo ajustamento;
- Conduzir à resolutividade dos problemas por meio do diálogo;
- Auxiliar todos os atores sociais do contexto escolar;
- Trabalhar o processo de inclusão de alunos com deficiência, através da conscientização de todos os
envolvidos no contexto escolar; - Trabalhar o relacionamento de pais e mestres através de grupos de aproximação.
Atendimento Atencioso
Saiba mais sobre o Instituto MoviMente
Experiência e atualização
O que há de mais efetivo e funcional na área
Atendimento para todas as idades
Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.
Consultório Adequado
Nosso espaço é próprio para o desempenho das atividades.
Instituto MoviMente
Atendimento psicológico especializao para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Onde Estamos
Fácil Acesso. Estamos na Taquara, RJ
Consultório
Centro Comercial Unique Offices - Rua André Rocha, 750, sala 418 - Taquara/Jacarepaguá
Rio de Janeiro/RJ.
Telefones
21 96447-8483 21 99528 8287
contato@psimovimente.com.br